Gaspacho

Início / Receitas / Gaspacho

Gaspacho

Uma receita de Isabel Martins e Fernanda Mestre (Mértola)

 

Ingredientes

800 g de tomates maduros, 1 Pimento verde (pequeno), 1 pepino grande, Pão alentejano pequeno, (aprox.250 g) devemos fatiar o pão, 4 dentes de alho, 4 ou 5 colheres (sopa) de azeite, 2 ou 3 colheres (sopa) de vinagre, Orégãos q.b., Sal grosso, 1 L de água fria, Alguns cubos de gelo se preferir

Modo de confeção

Colocar numa liquidificadora 600 g de tomate pelado e sem grainhas, metade do pimentão e metade do pepino sem casca. Acrescentar um pouco de água para que os ingredientes consigam desfazer-se corretamente. Reserve.
Fatie o pão normalmente. De seguida, com as mãos, parta pequenos pedaços da fatia de pão. Os pedaços não ficam uniformes e isso permite que os nacos de pão absorvam melhor o suco do gaspacho tornando o “prato” mais saboroso. Reserve.
Retire a pele e as grainhas do restante tomate e corte em pequenos cubos. Corte o pimentão e o pepino, igualmente, em pequenos cubos/pedaços. Reserve.
Numa tigela grande coloque os dentes de alho descascados e esmagados, o tomate, o pepino e o pimentão aos pedaços, adicione o suco obtido na liquidificadora.
Adicione os orégãos, o sal, o azeite e o vinagre, de seguida acrescente a água fria e os nacos de pão.
Retifique os temperos se achar necessário.

Pode comer simples ou acompanhar com peixe frito ou presunto.

Sobre o tomate

O tomate tem baixo valor calórico, poucos hidratos de carbono e cerca de 94% do seu peso é água.
É rico em vitaminas, entre os quais se destacam os carotenos, nomeadamente o licopeno, a vitamina C e a vitamina A, e minerais como o potássio e o magnésio. É ainda uma fonte de fibra.

Back to Top
Added to cart
Política de Cookies

O Site utiliza Cookies, entendendo-se estes como arquivos de texto que identificam o computador do Utilizador no servidor do Município de Mértola .