Estupeta de Atum

Início / Receitas / Estupeta de Atum

Estupeta de Atum

Uma receita de Isabel Martins e Fernanda Mestre (Mértola)

 

Ingredientes

750g de atum em salmoura, 1 kg de tomate maduro, mas rijo; 1 pimento verde; 1 cebola grande; Sal, azeite e vinagre, a gosto.

Modo de confeção

Desfiar grosseiramente o atum e lavá-lo em várias águas, até perder o excesso de sal. Secá-lo bem e colocá-lo num prato fundo. Limpar o tomate de sementes e picá-lo em quadradinhos. Cortar o pimento e a cebola em tiras fininhas. Misturar tudo e temperar com sal, azeite e vinagre, a gosto. Levar ao frigorífico e servir bem fresco, depois de voltar a mexer.

Sobre o escabeche

Ou salmoura de atum é um produto resultante da salga húmida de pedaços de atum. Tem cor castanho-escura, consistência firme e sabor próprio, salgado. É típica da região do Algarve. Em resultado de investigações arqueológicas é possível apurar que a atividade da salga era exercida no período lusitano-romano e, supostamente também, a preparação deste produto. Esta é mais uma vez, uma forma tradicional de conserva do produto para consumo ao longo do ano.

Back to Top
Added to cart
Política de Cookies

O Site utiliza Cookies, entendendo-se estes como arquivos de texto que identificam o computador do Utilizador no servidor do Município de Mértola .