Lista de Compras

FRESCOS SOBRE RODAS

Ao comer fruta e legumes de época está, ao mesmo tempo, a beneficiar de alimentos mais frescos e nutritivos, a promover a produção local e a proteger o ambiente, já que estes produtos não têm de viajar grandes distâncias para chegar à sua mesa.

Em tempos passados, cada estação trazia consigo uma mistura de alimentos que era a base da alimentação durante aqueles meses. E, consequentemente, os pratos eram criados de acordo com os produtos disponíveis. As pessoas comiam o que a natureza dava ou o campo produzia e a sua dieta era um reflexo da sazonalidade dos alimentos.

Com o desenvolvimento da agricultura e da infraestrutura logística, criaram-se as condições necessárias para o surgimento da chamada indústria alimentar. E, depois, dos grandes mercados. Os fertilizantes químicos garantem que qualquer colheita dê o ano todo, praticamente em qualquer lugar, e o avanço dos meios de transporte permitem que os produtos cheguem aos quatro cantos do mundo, quase sem esforço.

Ou seja, passamos a ter tudo disponível ao mesmo tempo. Como tudo está à nossa frente, nos supermercados, pronto para ser comprado, simplesmente fomos perdendo o hábito de comer local e sazonal. E hoje, muitos de nós não sabe sequer qual é o ciclo de vida dos produtos.

Durante cada estação, o nosso corpo tem necessidades diferentes, especialmente devido às mudanças de temperatura. Por isso, os alimentos que dão em cada época do ano são os melhores para suprir aquilo que o nosso organismo precisa naquele momento.

A laranja e a tangerina dão-se no inverno e a melancia no verão. A primeira é riquíssima em vitamina C, ajudando a prevenir gripes e cosntipações, já a segunda contém muita água, para nos hidratar nos meses mais quentes do ano.

Cada estação tem um encanto próprio e é sábio, salutar e muito mais saboroso alinhar a alimentação com os ciclos da natureza.

Nas suas compras, opte por comprar maioritariamente produtos de época. A sua saúde e o planeta agradecem!

Lista de Compras

Da horta: aipo, alface, beterraba, brócolos, cenoura, chicória, couve-flor, couves, espinafres, funcho, grelos, nabiças, nabo, rabanete, rúcula.

Do pomar: laranja, limão, tangerina.

Do campo: cogumelos e espargos silvestres; caça maior (javali e veado), porco alentejano.

Da horta: agrião, aipo, alface, alho francês, beterraba, brócolos, cenoura, chicória, couve-flor, repolho, couves, endívia, espinafres, grelos, nabiças, nabo, rabanete, rúcula.

Do pomar: laranja, limão, tangerina.

Do campo: acelgas, cogumelos e espargos silvestres; caça maior (javali e veado), porco alentejano

Da horta: agrião, aipo, alface, alho-francês, beterraba, cebola nova, cenoura, chicória, couve-de-bruxelas, couves, ervilhas, espinafres, fava, funcho, nabiças, nabo, rabanete, rábano, repolho, rúcula.

Do campo: borrego campaniço, túberas, espargos silvestres, ervas aromáticas e medicinais.

Do rio: muge, lampreia.

Do pomar: laranja, limão, maçã, tangerina.

Da horta: aipo, alcachofra, alface, alho-francês, batata-nova, beterraba, cebola nova, cenoura, chicória, courgete, fava, feijão-verde, funcho, grelos, milho doce, pepino e pimento.

Do campo: borrego campaniço, ervas aromáticas e medicinais.

Do rio: muge, saboga.

Do pomar: alperce, cereja, mirtilo, morango.

Da horta: alcachofra, alface, alho-francês, batata-nova, beringela, cenoura, chicória, courgete, feijão-verde, milho-doce, pepino, pimento e tomate.

Do pomar: alperce, ameixa, amora, cereja, framboesa, figo, melão, mirtilo e morango.

Da horta: acelga, alcachofra, alface, alho-francês, batata, beldroegas, cenoura, chicória, courgete, endívia, pepino, pimento, tomate.

Do campo: do pomar: ameixa, amora, framboesa, figo, maçã, melão, melancia, mirtilo, morango, pêssego.

Da horta: acelga, alcachofra, alface, cebola, chicória, courgete, beldroegas, cenoura, chicória, courgete, endívia, pepino, pimento, tomate.

Do campo: Do pomar: ameixa, framboesa, figo, maçã, melão, melancia, pera, pêssego, uva.

Da horta: abóbora, acelga, alcachofra, alface, alho-francês, batata, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chicória, courgete, couve-flor, couves, pepino, pimento, tomate.

Do pomar: ameixa, amêndoa, framboesa, figo, maçã, marmelo, melão, melancia, pera, pêssego, romã, uva.

Do pomar: castanha, dióspiro, laranja, limão, maçã, marmelo, noz, pera, romã e uva.

Da Horta: Abóbora, alface, batata-doce, beterraba, brócolos, cenoura, chicória, couves, espinafres, nabiça, nabo, pimento, rabanete, rábano e repolho.

Do pomar: castanha, dióspiro, laranja, limão, maçã, marmelo, noz, pera, romã e uva.

Da Horta: Alface, batata-nova, beterraba, brócolos, cenoura, chicória, couves, endívias, espinafres, nabiça, nabo, rabanete, rábano e repolho.

Do pomar: laranja, limão, maçã, noz, pera, quivi e tangerina.

Da Horta: Alface, batata-nova, beterraba, brócolos, cenoura, chicória, couves, couve-de-bruxelas, endívias, espinafres, nabiça, nabo, rabanete, rábano e repolho.

Back to Top
Added to cart
Política de Cookies

O Site utiliza Cookies, entendendo-se estes como arquivos de texto que identificam o computador do Utilizador no servidor do Município de Mértola .